quarta-feira, 13 de maio de 2009

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO

Esse texto traz algumas abordagens da internet nas escolas, trazendo experiências realizadas, e qual a importância da internet para a produção de trabalhos e pesquisas.
Depois da implantação da televisão podemos dizer que a internet é a ferramenta mais promissora que vem sendo utilizada por vários meios. Ela serve como anuncio de propagandas, compra e venda. Emissoras de rádio e televisão utilizam a mesma como mais uma ferramenta para acessarem seus canais. Ela vem como uma avalanche nas vida das pessoas.
Como a escola é um lugar de adquirir conhecimentos a mesma não poderia ficar de fora. Hoje elas colocam a disposição para seus alunos essas ferramentas sendo que a própria escola acaba usufruindo do mesmo, fazendo blog da escola, criando links educacionais e várias outras ferramentas que facilitam a produção dos alunos.
A internet na escola trouxe um novo modelo de aprendizagem, onde os alunos podem trocar idéias, acessar outros trabalhos, trocar experiências inclusive on-line, flexibilizando horários. sendo que os alunos podem acessar quando e a hora que necessitarem em lugares diferentes.
Muitos projetos são desenvolvidos pela internet, como por exemplo “A Escola do Futuro”, onde os mesmos começam com programas presenciais para conhecer as redes e as etapas fundamentais do projeto. Todo processo traz muitos benefícios para os alunos onde os mesmos conhecem pessoas novas fazendo novas amizades, eles criam um novo saber sobre a pesquisa e ficam satisfeitos em trabalhar em grupo.
Existem algumas barreiras no decorrer da caminhada, como por exemplo a dificuldade com contato aos monitores e também não há um resposta dos resultados obtidos no final do projeto.
Podemos dizer que a internet está presente no nosso dia-a-dia, como vimos é através dela conseguimos implantar vários projetos, expor nossas idéias e trabalhos para que outras pessoas tenham acesso e possam usufruir do mesmo para realizarem suas pesquisas.
Existe também alguns Professores que utilizam da mesma para exporem suas aulas e adicionarem pesquisas de seus alunos, trabalhos e textos produzidos. Tudo isso traz para os alunos motivação, pois os mesmos sabem que o seu trabalho estará exposto para quem quiser ver e se inspirar para a produção de outros.
Com a utilização da internet os professores tem uma melhor facilidade para trabalhar com os seus alunos, ela traz uma possibilidade gigantesca de opções de uso, vários recursos são utilizados para facilitar uma pesquisa como:
palavras-chave, as palavras podem ser buscadas em serviços norte-americanos como o Altavista, digitando-as - além do inglês - em português ou em espanhol, o que apontará os endereços predominantemente nessas línguas.
Alguns estudantes ao ver as inúmeras alternativas de saites encontrados ficam entusiasmados, mas depois de uma avaliação mais profunda percebe o numero de saites repetidos, então coloca-se a disposição outras ferramentas para uma melhor eficácia da pesquisa como: especificar melhor o assunto a ser pesquisado.
Não podemos utilizar somente a internet como um recurso de pesquisa, existem vários outros métodos para que a sua pesquisa seja um sucesso, é preciso unir , integrar outras tecnologias como: vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.

BIBLIOGRAFIA:
www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf
José Manuel Moran - Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário