quarta-feira, 13 de maio de 2009

EDUCAR PARA FAZER MELHORES ESCOLAS

A escola precisa aprender a ensinar, isto é, a organizar ações que facilitem a aprendizagem do aluno, a ampliação do conhecimento deste tanto na área específica como no todo.
A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.
A educação precisa que cada aluno se insira na comunidade, desenvolva a sua capacidade de assumir responsabilidades e direitos, a tarefa mais fundamental do professor é semear desejos, estimular projetos, consolidar com arquitetura de valores que os sustentem e, sobretudo, fazer com que os alunos saibam articular seus projetos pessoais com os da coletividade na qual se inserem, sabendo pedir junto com os outros, sendo, portanto, competentes.
O papel do educador não é somente ensinar disciplinas, repassar conteúdos, mas sim aguçar seus conhecimentos, transforma-los em realidade, estimular suas idéias, pensamentos, envolve-lôs com o cotidiano, com a realidade.
O sucesso da escola depende da capacidade de expressar competência intelectual, de mostrar que conhecemos de forma pessoal em determinadas áreas do saber, que as relacionamos com os interesses dos alunos, que podemos aproximar a teoria da prática e a vivência da reflexão teórica.

BIBLIOGRAFIA:
http://209.62.112.242/~portaldo/vilmarberna/index.php?option=com

Nenhum comentário:

Postar um comentário